ABENÇOADO

This entry is part 4 of 4 in the series Mensagens

images (17)

Todo ser humano deseja ser abençoado.

Mas, você sabe biblicamente o que isto significa.

No Novo Testamento, a palavra abençoado não possui o significado de prosperidade material. Pelo contrário, está ligada à pobreza e provações ou algum benefício espiritual por estarmos conectados a Jesus pela Fé. Seu contexto bíblico nos reporta ao termo bem-aventurado nos dando a ideia expressiva do termo, veja:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Ev.  Mateus 5. 3-11)

Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

( Ev. Lucas 11. 28)

Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; Bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. ( Romanos 4:7-8)

Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade em cujo espírito não há dolo. (Salmos 32. 1-2)

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12)

Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.

Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. (Apocalipse 14. 13 e 19. 9)

A palavra grega para “abençoado”,  é “µάkαρ” (mákar), que significa “ser completamente satisfeito” ou “bem aventurado”, “µαkάριος” (makarios). Ela se refere àqueles que receberam o favor de Deus, independente da circunstância.

Então, o que é ser abençoado?

De acordo com as Escrituras do Novo Testamento, bênção diz respeito a tudo aquilo que Deus dá e que nos faz completamente satisfeitos nEle. Tudo o que nos leva  para perto dEle. Tudo o que nos faz abandonar o natural (terreno) e nos agarrarmos ao espiritual (divino).

Adaptado de uma publicação, J. Piper.

Series Navigation<< QUAL SEU LUGAR NA IGREJA

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *