O QUE ESCUTAMOS, NOS TRANSFORMA

This entry is part of 1 in the series Seminaristas
  • O QUE ESCUTAMOS, NOS TRANSFORMA

SEMINARISTAS

images (5)

Lendo o Evangelho segundo Mateus notei que enquanto o Mestre ensinava, seus discípulos distraídos com problemas cotidianos ouviram-no, porém não compreenderem a profundidade de suas Palavras. Caro amigo leitor, tu escuta o que Jesus nos ensina, ou apenas o ouve como alguém que ouve uma história e nada aprende?

Em uma conversa entre Jesus e seus discípulos referindo-se a falsas doutrinas. O Mestre ensinava: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”. (Ev. Mateus 16, 6 Bíblia Sagrada)

Normalmente converso com pessoas que estão vivendo conforme o mundo. Elas me contam sobre suas ideologias; filosofias de vida que lhes norteiam o viver, levando-as a terem plena convicção de estarem no rumo certo, mesmo seguindo um estilo de vida que, de longe lembra o caminho a ser seguido por um cristão.

E como são convincentes as palavras do inimigo…

Por isso quem vive segundo o mundo, não está disposto a seguir o caminho que leva para Jesus Cristo, isto porque precisariam mudar alguns de seus maus hábitos que estão cravados em suas rotinas. Porém, o que mais assusta é quando cristãos em plena comunhão com Jesus, dão ouvido a profecias de desviados; preferem seguir o que a sociedade impõem como politicamente correto.

Francamente!

Com certeza desconhecem a Palavra de Deus, pois seus ensinamentos não nos deixam dúvida. Tudo bem que, alguém que não tem acesso à Bíblia se deixe levar por charlatões, vigaristas e enganadores, é compreensível, pois esses não tem conhecimento algum sobre onde buscarem respostas para suas dúvidas, mas um cristão! Que semanalmente vai à Igreja, não ter o bom hábito de ler os ensinamentos de Deus…

Ouvindo uma música dia destes, (de uma banda já extinta dos anos 90) percebi como ela era bem sugestiva. Refleti muito sobre o que a letra desta música falava aos ouvintes. Pensei:

– “Quantos se perderam e ainda estão perdidos por músicas como esta”?

“Quantos erros cometi por seguir sugestões contidas em músicas, livros, filmes ou conversas com amigos”?

Daí a grande importância de lermos bons livros, ouvirmos boas músicas, olharmos bons filmes, termos conversas saudáveis com nossos familiares, amigos e amigas. Porém antes de encucarmos qualquer ideia transmitida, seja ela por qualquer fonte, temos o dever de passá-la pelo crivo bíblico.

Conversarmos com aqueles que amamos de forma harmônica, sobre assuntos que os levam ao estado de espírito confortável, que nos tornem próximos destes e, nos mantenham longe de companhias erradas.

Do contrário, se tivemos opiniões divergentes a dos que convivem conosco e as impormos, teremos muita chance de acabar nos afastando de quem nos ama, e seguindo opiniões erradas, que nos levarão ainda mais ao afastamento do convívio da família, de amigos, apenas para evitarmos aquele estado de conflito diário que nos aborrece.

Esse é o princípio do erro, da queda.

Não raramente vemos em conflitos familiares a causa de muitas vidas perdidas no mundo, de uma vivência frustrada, sem sonhos, nem projetos saudáveis, a causa de traições e separações. Cuidado meus amigos! Cuidado com o que escutam nos corredores desta vida.

Por isto Jesus alertou sobre o fermento dos fariseus o que não foi compreendido por eles até que o próprio Jesus lhes esclarece.

Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus. (Ev. Mateus 16, 11-12 Bíblia Sagrada)

A maioria das pessoas não percebe, mas toda mudança cultural ao longo do tempo se transforma em doutrina (conjunto de princípios) que as guia em seu modo de viver.

Entretanto a bíblia sagrada nos apresenta princípios instituídos por Deus, para vivermos bem, para nos relacionarmos em sociedade, com autoridades, com a família, mas principalmente para nos relacionarmos com Ele, Deus!

Por este motivo o que escutamos pode transformar nossas vidas.

Você tem ouvido… Mas, o que tem escutado?

Nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Mas digo: Porventura, não ouviram? (Romanos 10. 16-18 Bíblia Sagrada)

A fé surge pelo ouvir, mas não é o ouvir qualquer coisa, ainda que escutar qualquer coisa pode gerar fé (crença) no que se escutou; é o ouvir da Palavra de Deus. Você tem ouvido, “escutado”, a Palavra de Deus, ou tem ouvido coisa qualquer, ou, alguma coisa que se parece com a Palavra. Cuidado! A serpente se utilizou da voz de Deus para enganar Eva.

Muitos ouvem a Palavra de Deus mas não escutam, não obedecem…

Em seu caminho o salmista Asafe correu grande risco por ter escutado a voz do mundo, tal voz chamou sua atenção para a vida do ímpio e diante do que viu, sentiu, escutou ele declara.

Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória. A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.(Salmo 73, 23-26 Bíblia Sagrada)

Em sua Palavra o Senhor Jesus tem o conselho certo para tua vida, permita que Ele transforme o mundo a sua volta, ouça a voz do Senhor.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, (ensinamento) verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8. 31-32 Bíblia Sagrada)

Creia nEle, e o mais, tudo Ele fará…

Tomaz Henrique

Seminário Teológico/Gilgal – IBCB-SL

 

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *