ASTUTAS CILADAS

This entry is part 1 of 5 in the series Astutas Ciladas de Satanás

images (22)

COMISERAÇÃO

Tão forte quanto o sentimento materno é o laço sentimental que une um pai a um filho, mais ainda em se tratando do Antigo Testamento onde o filho homem significava a continuação da família por meio da linhagem de seu pai.

A bíblia diz que os filhos de Eli, sacerdote em Israel, pecavam contra o Senhor aos olhos do povo, fazendo uso das ofertas sacerdotais para seus próprios deleites.   Sua má fama entre o povo era a pior possível o que também era de conhecimento de seu pai que apenas observava a situação.

Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel? (1Samuel 2. 28-29 RA-Ilumina Gold)

O Senhor repreende Eli por ele se envolver (passar a mão por cima) com o erro de seus filhos dando mais honra a estes do que a Deus, que lhe constituiu sacerdote, por isto promete destituir sua família da história sacerdotal.

Comiseração!   Astuta cilada de Satanás.

O sentimento de comiseração não pode influenciar nossas atitudes e pensamentos em relação a familiares e amigos a fim de que venhamos passar a mão por cima de atitudes que são contrarias a vontade e Palavra de Deus.    Está astuta cilada é a que Satanás mais utiliza no meio eclesiástico e por isto não é raro encontrarmos mais de uma geração da mesma família na liderança de uma Igreja.

Dar a alguém o que fazer em meio a Igreja não aumentará nem fortalecerá a fé do individuo ao contrário, pode leva-lo a ruína espiritual por não ter sido separado por Deus, não ser o tempo de Deus, por ele ser neófito (novo na fé).

Mesmo conhecendo a Deus, suas leis, seus princípios; mesmo tendo uma promessa de Deus e ocupando uma importante posição diante do povo na qualidade de intercessor e guardião da Palavra de Deus, Eli se deixou levar pelo sentimento de comiseração em relação a seus dois filhos Hofni e Finéias.

Lembre-se, somos Filhos, chamados por Deus em Cristo Jesus, temos como promessa a vida eterna e como responsabilidade transmitir ao mundo a mensagem do Salvador.

Não caia nesta cilada, honre a Deus e por Ele seja honrado.

ASTUTAS CILADAS

This entry is part 1 of 5 in the series Astutas Ciladas de Satanás

images (39)

ESTRESSE

Cientificamente está comprovado que em nossos dias a causa de muitas doenças é o estresse, mas o que é estresse?

Estresse é a reação do organismo a influências nocivas de ordem física, psíquica ou infecciosa capazes de perturbar o equilíbrio interno; ou conjunto de reações (fisiológicas, comportamentais etc.) do organismo ás agressões de qualquer natureza por ele sofridas.

Segundo a psiquiatria os mais altos graus de estresse se originam no acumulo de pensamentos resultantes do conflito entre o que queremos (precisamos, desejamos) e a impossibilidade de alcançar (mudar, conquistar), ou ainda com a incerteza do que será o amanhã diante de nossa realidade hoje.   Existe ainda uma terceira ocorrência na geração de estresse que é vivenciar uma situação onde você precisa fazer algo que não quer; ou que julga ser errado.

Os mais altos graus de estresse são evidenciados em indivíduos que não conseguem alcançar seus objetivos ou que vivem situações rotineiras que não se alteram por longos períodos.

Ao perceber que não pode levar o cristão a prática de pecados que a própria sociedade condena (vícios, adultério, roubo etc.), satanás se utiliza de um meio sutil para conduzi-lo ao pecado.   Fazendo uso das situações diárias procura gerar estresse a fim de que a mente da pessoa, seus pensamentos e emoções fiquem bagunçados.

Ciente de que a fé independe de pensamentos e sentimentos, por tanto não pode se basear no que se vê no que se sente, nem no que se ouve, o inimigo de Deus faz uso de situações vivenciadas “dia-a-dia” para levar o estresse à vida de um indivíduo de fé.

Quem sabe um dia, eu irei conquistar minha casa.

Depois de tantos anos será que meu cônjuge ainda me ama.

O que será do futuro dos meus filhos.

Conta! Minha vida é pagar contas.

Não aguento mais este serviço.

Meu pai teve derrame, minha mãe varizes, o que será de mim.

Meu Deus! Não consigo emagrecer.

Eu preciso fazer alguma coisa!

O pecado aqui está em não ter sua expectativa em Deus e na força de seu Poder para guiar nossas vidas; em não ver aquilo que Deus já fez e está a fazer.   Com isto permitimos que questões cotidianas dominem nossa mente a ponto de sufocar as verdades da Palavra de Deus, elevando-se acima de nossa fé, e por tanto, de nosso Deus.

O apóstolo Paulo enfatiza ao concluir sua mensagem aos Efésios.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6. 10-12 RC- Ilumina Gold 2009)

Estresse! Astuta cilada de satanás.

Busque fortalecimento orando ao Senhor para que tua vida se revista do seu Poder, esteja sujeito a sua Palavra; só então poderás resistir as astutas ciladas, destruindo por fim toda e qualquer armadilha de satanás.

Verá então, o Poder de Deus sobre tua vida.

ASTUTAS CILADAS

This entry is part 3 of 5 in the series Astutas Ciladas de Satanás

images (33)

AUTOCONFIANÇA

O primeiro grande desafio do povo de Israel em Canaã chamava-se Jericó, uma cidade fortaleza guarnecida por muralhas impenetráveis.   Naquela ocasião Josué envia dois espias para observarem a cidade na expectativa de obter mais informação sobre o local.   Observe o relato dos espias:

Assim, aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera; e disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós. (Josué 2. 23-24 RC-Ilumina Gold)

A bíblia relata que ao pé de Jericó o Senhor deu a Josué uma estratégia para que o povo obtivesse sua primeira vitória sobre aquele território.    Na força do Senhor, as muralhas caíram e a vitória foi do povo de Deus.   Vencer o inimigo em batalha; triunfar adquirindo vantagem definitiva sobre a cidade mais fortalecida da região trouxe ao povo de Deus confiança naquilo que poderiam fazer.

Seu próximo objetivo era a cidade de Ai e da mesma forma Josué envia seus espias, vejamos o que ocorreu.

Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, da banda do oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram a Ai. E voltaram a Josué e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens a ferir a Ai; não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são os inimigos. Assim, subiram lá do povo alguns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis, e seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. (Josué 7. 2-5 RC-Ilumina Gold)

O que aconteceu!   Porque em Ai o povo de Deus foi derrotado.

Tradicionalmente você vai ouvir que o problema foi o pecado de Acã, mas vamos analisar de forma mais ampla este texto em seu contexto.   Repare o que disseram os espias ao voltar de Jericó: “Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós”.

Observe o que eles disseram ao voltar da cidade de Ai: “Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens a ferir a Ai; não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são os inimigos”.

É possível perceber no relatório dos espias que havia uma segurança intima quanto ao que se deveria fazer, seu animo estava firme, sua convicção de vitória diante do que viram gerou fé e confiança no povo e em Josué, que decidiu não só atacar, mas levou em conta o relato dos espias enviando poucos homens à batalha.   Já o contrário ocorreu no relato de Jericó quando sua confiança estava no Senhor e na força de seu poder.

Autoconfiança!   Astuta cilada de satanás

O que define autoconfiança é o ato de confiar em si mesmo, uma vês que a palavra auto é um elemento de composição que exprime a ideia de próprio, de si mesmo; já a palavra confiança tem por expressão maior o sentido de agir com segurança intima no que se faz ou no que se irá fazer.

Mas onde entra o pecado de Acã em tudo isto!?   Observe o que diz o texto em sequência ao citado acima.

Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.  (Josué 7. 6 RC-Ilumina Gold)

Diante do ocorrido Josué se lança aos pés do Senhor a questionar, temendo que aquela derrota trouxesse seus inimigos em grande numero para esmaga-los. Observe a resposta do Senhor.

Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos, porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. (Josué 7. 10-12 RC-Ilumina Gold)

Pergunto!

Se antes de enviar soldados a cidade de Ai Josué tivesse orado, buscado a Deus como o fez diante de Jericó eles teriam sido derrotados?   Obviamente que não.

O pecado de Acã era legitimo e por isto Deus retirou sua mão de sobre Israel, no entanto Josué não sabia que ele havia transgredido, furtado e mentido, pois estava escondendo seu crime na bagagem, mas o Senhor sabia.   A mão do Senhor só voltaria sobre o povo se o anátema, que era Acã, fosse retirado.

A autoconfiança os fez perecer.

Jesus vê o que você não pode ver, portanto mesmo diante de uma vitória triunfal, não confie em si mesmo, mas entregue teu caminho todos os dias ao Senhor, confie nEle e o mais tudo Ele fará.

Autoconfiança, não caia nesta astuta cilada de satanás.