VOLTANDO ÁS ORIGENS (Parte I)

This entry is part 1 of 7 in the series Palavra do Pastor - Márcio R Silveira

Vida de Oração 

images (5)

Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

(Ev. Lucas 2:36-38 Bíblia Sagrada)


Em apenas poucos versículos, Deus nos informa tudo o que precisamos saber sobre Ana, mulher piedosa que o amava. Aprendemos que:

Ana era viúva. Essa mulher conheceu o sofrimento por ter perdido seu marido sete anos após o casamento. Mas, permitiu que o sofrimento moldasse seu caráter e fortalecesse sua fé, dedicando o resto da vida servindo fielmente a Deus, de dia e de noite.
Ana era uma mulher idosa. Aos 84 anos, ainda aguardava a “redenção de Jerusalém”, o Messias, o Salvador, Jesus! Que grande bênção essa mulher recebeu quando Deus recompensou seus anos de fé permitindo que ela visse em carne e osso, a Esperança de Israel!


Como se deu esse acontecimento tão alegre? Quando Maria levou o pequenino Jesus ao templo para cumprir as exigências da lei, Deus inspirou Simeão a proclamar a missão de Jesus na história da humanidade e a profetizar sobre o ministério de nosso Salvador e sobre o sofrimento de Maria.
Logo em seguida à visão que Simeão teve a respeito de Maria, Deus inspirou Ana a concentrar-se mais uma vez no fato de que Jesus cumpriria as profecias e traria redenção ao mundo.
A vida de Ana nos oferece duas lições importantes.

Primeiro; vemos o fruto da fé duradoura. Fé “é a certeza de coisas que se esperam…” (Hebreus 11:1 Bíblia Sagrada ). Meus irmãos, a vossa fé permanece inabalável, não se apaga, não esfria, não vacila, enquanto você esperar em Deus a segunda vinda de Cristo.


Segundo; aprendemos uma lição sobre o encorajamento recíproco. Como devem ter calado fundo na alma transpassada de Maria as palavras de fé proferidas por Ana. Enquanto Maria carregava seu precioso bebê e meditava sobre a advertência de Simeão, Ana proferiu palavras de encorajamento que, com certeza, agiram como um bálsamo e acalmaram sua aflição.


Você têm procurado animar, encorajar e revigorar os abatidos? Proferir palavras de fé inabalável em Deus, no momento certo, aos que estão desanimados é uma verdadeira arte divina.


O apóstolo Paulo falou por todos nós quando declarou, com sabedoria, que “o nosso homem exterior” se deteriora (2 Coríntios 4:16 Bíblia Sagrada). A vida nos ensina que isto é verdade, o corpo se desgasta dia após dia. Porém, em seguida, Paulo apresenta o segredo para suportar esse declínio: “Contudo o homem interior se renova de dia em dia”.


Preste atenção ao que o eloquente William Barclay nos diz sobre esse segredo:
Ao longo da vida, a força física do homem declina, mas, por outro lado, a alma do homem se mantém em constante desenvolvimento. Os sofrimentos que enfraquecem o corpo do homem podem ser os responsáveis pelo fortalecimento de sua alma. Esta foi a oração de um poeta: “Permita que eu me torne cada vez mais encantador à medida que for envelhecendo.”


Do ponto de vista físico, a vida pode significar um declínio lento e inevitável que leva à morte. Porém, do ponto de vista espiritual, viver significa subir a montanha que leva à presença de Deus. Nenhum homem deve temer o avanço da idade, porque ele o leva mais para perto, não da morte, mas de Deus.
Certamente Ana foi uma mulher que se tornou mais encantadora à medida que foi envelhecendo. Aos 84 anos de idade e, sem dúvida, suportando as dores que chegam com a velhice, essa querida serva sabia aproximar-se de Deus: ela jejuava e orava continuamente.
Ana nunca deixou de orar. Quando a vida parecia sem sentido (sem marido, sem filhos e, talvez, sem meios de sustento), Ana orava.

Dia após dia, ela renovava sua mente e seu interior por meio da oração acompanhada de jejum.

Essa comunhão diária, contínua e fiel com Deus, a Fonte de toda força, possibilitou que Ana escalasse a montanha que leva à presença do Senhor. De fato, a fidelidade diária de Ana foi recompensada, porque viu Deus quando contemplou o menino Jesus. O Senhor e Salvador finalmente havia chegado!
Dia após dia, que você possa seguir os passos de Ana e olhar para o Senhor em busca de força e graça

Voltemos ás origens, voltemos a prática da oração.

Deus vos abençoe.

O Carpinteiro

This entry is part 2 of 7 in the series Palavra do Pastor - Márcio R Silveira

04

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como favor especial. O carpinteiro consentiu, mas com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e matérias-primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira. Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro, dizendo:“Esta é sua casa, meu presente a você”.

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim acontece conosco. Nós construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. Nos assuntos importantes nós não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Pense sobre sua casa…

Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a vida que você construirá. Mesmo que você tenha somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de manhã será o resultado de suas atitudes e escolhas  hoje.

Querido! Jesus está voltando, o que estamos fazendo e como estamos fazendo a obra do Senhor?

Relaxadamente! “Ai daquele que faz a obra do Senhor relaxadamente…” (Jeremias 48. 10a Bíblia Sagrada)

É tempo de nos esforçarmos fazendo o melhor para o Senhor, pois tudo, tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, “Deus te dará poder”, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. (Eclesiastes 9.10 Bíblia Sagrada)

 

                                                                                 Deus te abençoe.

                                                                                 Márcio Silveira

                                                                          Pr. Presidente IBCB-SL

ENTREGA TEU DIA AO SENHOR

This entry is part 3 of 7 in the series Palavra do Pastor - Márcio R Silveira

04

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. (Salmo 37. 5-7 Bíblia Sagrada)

As palavras “entrega” e “descansa”, são de grande importância, pois formam o portal divino que você atravessa em seu caminhar diário com o Senhor. O seu bom pastor tem um propósito e ordem para cada dia de sua vida.

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.(Salmo 139. 16 Bíblia Sagrada)

– Você sabe o que aguarda você no dia de hoje?
– Amanhã?
– Ou semana que vem!?

Para alguns, cada novo dia é uma emocionante aventura na vida; para outros, a ideia de um outro dia ou uma semana inteira de solidão é quase insuportável. Alguns talvez estejam enfrentando uma época de importantes decisões que poderiam mudar o resto de suas vidas, bem, qualquer que seja a sua situação a maneira de começar o seu dia é ordenando-o diante do Senhor.

Não estou querendo dizer que devemos gritar ou ditar ordens para Deus, e sim que devemos colocar o nosso dia diante d’Ele ponto a ponto, pessoas, lugares, eventos, decisões…
Você precisa apresentar-se diante do Senhor a cada dia e dizer; “Jesus, gostaria de falar contigo sobre o dia de hoje”. Fale sobre o que acha que o dia envolverá ou trará, pois sempre há coisas inesperadas que acontecem conosco.

É por isto que aparentemente nunca terminamos tudo o que havíamos planejado. Ás vezes, nada do que planejamos é realizado. Neste caso, nos sentimos frustrados, derrotados, contrariados a final, dias infrutíferos podem ser desanimadores. Descobri, no entanto que com o passar do tempo, os dias “infrutíferos” podem acabar se tornando mais “frutíferos” do que pensávamos no princípio.

É necessário algum tempo para que as sementes cresçam e produzam frutos. É encorajador lembrarmos que Deus nunca é pego de surpresa por coisas “inesperadas”. Ele prometeu, de qualquer maneira que; …todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rom 8. 28)

Os nossos planos e propósitos podem falhar, mas nunca os do Senhor, se ordenarmos nosso dia diante d’Ele. Amados esperem no Senhor confiem n’Ele e o mais Ele fará.

Um forte abraço, Deus vos abençoe.

  Márcio Silveira

Pr. Presidente IBCB-SL