CONSTRUA SOBRE A ROCHA

This entry is part 1 of 24 in the series Reflexões I

REFLEXÕES

 download

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

(Ev. Mateus 7. 24-25 RC-Ilumina Gold 2009)

Jesus ensinou que devemos construir nossa casa sobre a rocha e não sobre a areia, por isto temos muitas dicas de Deus sobre como edificar nossa casa em sua Palavra, a fim de que possamos viver tranquilos e em paz.   O problema é que nem sempre nós seguimos as instruções do maior construtor que já existiu em toda a história.   Acabamos por construir na areia onde é mais fácil colocar sapatas e colunas em vez de cavar até encontrar o platô da rocha, pois certamente é bem mais trabalhoso.

É mais fácil pedir oração para o pastor do entrar em seu quarto e com a porta fechada orar por uma hora.  Não nos preocupamos com o que Deus vai pensar, e sim com o que as pessoas vão pensar, então:

Vamos começar a construção!

É mais plausível, pois nos achamos auto-suficientes e acabamos não parando parar calcular, assumindo com isto o risco de uma exposição mostrando que, na verdade não temos condições de construir uma linda mansão. Procuramos materiais de segunda mão, é como ouvir o sermão do pastor e sem pesquisar na Palavra sairmos por ai a repetir o seu discurso como se as palavras fossem nossas.   Compramos materiais baratos, o resto, que está danificado, a final pra que pagar o preço com jejum e oração.

Não entendemos como é importante a consagração, ignoramos o fato de que ela nos trará estrutura, achamos que é um preço muito alto e desnecessário.  Certamente uma casa construída desta forma não permanecerá firme diante da tempestade, dos ventos contrários, não suportará o dia mal.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? ( Ev. Lucas 14. 28 RC – Ilumina Gold 2009)

Jesus ensinou que antes de edificarmos é necessário calcular os gastos, caso contrário podemos ficar sem ter com que acabar a construção parando no caminho, no alicerce.

Como está sua casa espiritual?

Onde você a tem edificado?

Que tipo de material você está utilizando?

Convide Jesus para calcular com você, descubra qual sua real condição de construir.

Edifique sobre a rocha e use os materiais corretos.

“melhor é o fim das coisas do que o princípio delas…”

(Eclesiastes 7, 8a RC-Ilumina Gold 2009)

AS NOSSAS ESCOLHAS

This entry is part 2 of 24 in the series Reflexões I

REFLEXÕES

images (19)

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Ev. João 15.5 RA Ilumina Gold)

Assim diz o Deus que tudo vê tudo sabe o Deus que criou os céus e a terra.   O Deus que trouxe a existência o que não existia, o Deus que dá o fôlego de vida e único que tem poder de tira-lo.

Muitos têm negligenciado este alerta do Senhor.

Nossas necessidades, desejos e sonhos nos deixam cegos; avançamos tateando por caminhos curtos e perigosos, caminhos que podem nos levam a morte espiritual.

Deixamos nossas emoções tomar a direção de nossas vidas e isto vai ficando tão forte dentro de nós que quando falamos com Deus só conseguimos ouvir nossa própria voz, achando que é o Senhor.   Ficamos tão atônitos com nossos pensamentos que não é possível ouvir a voz da verdadeira razão.   Quantos de nós já passaram por decepções, fracassos, desânimos e desamores?!

Isto porque, fazemos escolhas fáceis, rápidas e grandiosamente errôneas, confiando no que está em nossa frente, a disposição, e prosseguimos sem refletir, sem querer refletir.   De repente, nos deparamos na caverna da solidão, na prisão do orgulho, na realidade de nossa incapacidade.

Quando nosso querer é maior que o de Deus destruímos muitos projetos que Ele tem para nossas vidas, nosso ministério, nossa família, esquecendo que um dia daremos conta de nossas escolhas para o grande Deus.   Se não lutarmos contra nossas escolhas errôneas, jamais conheceremos o melhor de Deus para nós.

Quando enfrentamos tempos difíceis, Deus faz o impossível se confiarmos nEle, uma vez que temos dEle a promessa de jamais estarmos sós. Deus conhece a fraqueza humana e pode mudar tempos e estações.

Faremos melhores escolhas, quando olharmos para cruz de Cristo.   Ló por exemplo escolheu as campinas do Jordão, que eram realmente divinas, a melhor escolha de sua vida. ( Gênesis 13. 11)  Talvez ele até tenha pensado: O Deus de Abraão me deu melhor do que a meu tio!

Você conhece o final desta história?

Quando decidimos realizar nossa própria vontade enfrentamos tudo, feito gigante, sem procurar saber o que Deus havia escolhido para nós, por isto, perdemos a cabeça.

Podemos optar pelas campinas lindas e cheirosas, com flores coloridas que estão em nossa frente, disponíveis ao longo da vida, não é verdade.

Ouso lhe fazer uma pergunta.   Será que Deus errou quando escolheu você?

Certamente não.   Deus nos escolheu para vencermos, vencermos por que escolhemos a cruz; a cruz de Cristo.   Nossa vida, nossas decisões, nossas escolhas devem estar direcionadas pela cruz, devem estar gravadas e cravadas na cruz, na cruz de Cristo Jesus!

Porque sem mim, nada podeis fazer.

Paz! A todos os escolhidos do Senhor.

O EXEMPLO

This entry is part 3 of 24 in the series Reflexões I

REFLEXÕES

images (13)

Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.

(Jeremias 10. 23 RA- Ilumina Gold 2009)

Gostaria de trazer neste espaço um assunto que tem preocupado e inquietado meu espírito; à moda do Evangelho fácil!

Cada vez mais o aceitar Jesus está se tornando para as pessoas acessório, a fim de agregar valores pessoais em sua vida, sem o desejo de mudar genuinamente, banalizando a verdade de Deus, o que na verdade faz com tais pessoas se afastem da sua vontade.

Como está escrito: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.  Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. (Ev. Mateus 13. 14b-15 RA-Ilumina Gold 2009)

É como dizer:  -Eu já era bom, agora que aceitei Jesus serei melhor ainda.

Quando converso com alguns cristãos tenho a impressão de que estou falando com deuses, dominados por seu egocentrismo, barganhando com o Deus Todo Poderoso sem, contudo admitir sua soberania, não reconhecendo que é a criatura diante do seu criador.

Não consigo entender…

Querido leitor, o que Deus tem para os seus é tão maravilhoso que não vale a pena perder tempo com um evangelho de ilusões, quando tudo que Ele quer é ter um relacionamento de amor com você, trazendo transformação em todas as áreas de sua vida, entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. (Salmo 37.5)

Aproxime-se dEle desejando o que Ele tem para você a final, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1Corintios 2. 9)

A maneira de não errarmos quando conhecemos Jesus é lendo o manual que Ele juntamente com seu Pai, o Grande Deus, nos deixou para ser seguido, a saber: A bíblia.

Ele mesmo disse: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. (Ev João 13. 15-17 RA-Ilumina Gold 2009)

PENSE NISTO!

Deus o abençoe.